EXAMES OCUPACIONAIS NA EMPRESA
Saiba como usar nossos serviços

exames

Toda empresa é responsável por garantir ao colaborador à medicina do trabalho e pode sofrer punições se descumprir os prazos em que esses devem ser realizados, os exames ocupacionais ou exames clínicos:(admissional, demissional, periódico, retorno ao trabalho e troca de função). A Central Life realiza estes exames ocupacionais ou exames clínicos de acordo com o que o PCMSO de cada Empresa.

Os exames ocupacionais ou exames clínicos:(admissional, demissional, periódico, retorno ao trabalho e troca de função) estão previstos na legislação trabalhista de 8 de junho de 1978, regulamentada pela Portaria n.º 3214. A Central Life realiza estes exames ocupacionais ou exames clínicos de acordo com o PCMSO de cada Empresa.

Para todos os tipos de exames ocupacionais ou exames clínicos:(admissional, demissional, periódico, retorno ao trabalho e troca de função) será emitido o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), que atesta se o colaborador está apto ou não a exercer a função que foi feita como meio de trabalho. A Central Life realiza estes exames de acordo com o PCMSO de cada Empresa.

  • Exame Admissional: é o exame ocupacional ou exame clínico que deverá ser solicitado antes do colaborador começar a desempenhar suas atividades de trabalho na Empresa.
    Este exame ocupacional ou exame clínico irá atestar se o colaborador está apto ou não a exercer a função para o qual será contratado. A Central Life realiza estes exames de acordo com o PCMSO de cada Empresa.
    O exame ocupacional ou exame clínico admissional realizado na Central Life é muito importante.
    O exame ocupacional ou exame clínico admissional evitará que doenças preexistentes sejam futuramente relacionadas às atividades exercidas pelo colaborador em processos trabalhistas. A Central Life realiza estes exames de acordo com o PCMSO de cada Empresa.
  • Exame Periódico: exame ocupacional ou exame clínico, poderá ser realizado na Central Life de acordo com a descrição do PCMSO de cada Empresa.
    O período para que cada colaborador venha ser submetido ao exame ocupacional ou exame clínico periódico varia de acordo com as características de cada função depende dos critérios do médico coordenador, responsável pelo PCMSO de cada Empresa.
    O colaborador também poderá ser submetido aos exames complementares, os quais poderão ser realizados na Central Life, segundo os critérios usados pelo médico coordenador que é o responsável em avaliar na empresa a rotina de acordo com a função exercida ou a condição de saúde de cada colaborador, descritos no PCMSO de cada Empresa.
  • Exame Retorno ao Trabalho: exame ocupacional ou exame clínico, retorno ao trabalho realizado na Central Life é realizado quando o colaborador ou colaboradora tiveram a necessidade de afastar da Empresa por mais de 30 (trinta) dias por motivo de doença seja ocupacional ou não ou por licença-maternidade.
    O exame ocupacional ou exame clínico, retorno ao trabalho realizado na Central Life deverá ser realizado no primeiro dia após o término do benefício do afastamento ou seja, no primeiro dia do retorno ao trabalho na Empresa.
  • Exame de Mudança de Função: O exame ocupacional ou exame clínico, mudança de função pode ser realizado na Central Life quando o colaborador for exercer outra função em um novo local de trabalho na Empresa e estiver exposto a riscos diferentes dos quais estavam previstos no cargo anterior.
    A Empresa pode enfrentar processos trabalhistas por não cumprir corretamente a legislação neste caso.
  • Exame Demissional: O exame ocupacional ou exame clínico, demissional poderá ser realizado na Central Life, quando o colaborador for demitido da Empresa.
    O exame ocupacional ou exame clínico, demissional, realizado na Central Life, irá atestar a saúde física e mental para trabalhar em outro lugar sem complicações, assegurando que não houve nada que afastasse o colaborador durante o seu trabalho.