ELETROENCEFALOGRAMA: O QUE É? OS TIPOS E TRATAMENTO

As doenças neurológicas acodem relevante parte da população brasileira. Se não tratados adequadamente, tais problemas neurológicos podem tornar-se de extremo perigo para o paciente, podendo avançar para estados degenerativos. É sob essa ótica que os exames de eletroencefalograma (EEG) percorrem.

8/16/20237 min read

O que é um Eletroencefalograma?

O eletroencefalograma normalmente não realiza práticas invasivas, visto que os eletrodos são colocados na cabeça do paciente. Desta forma, os eletrodos conseguem monitorar os impulsos cerebrais, fornecendo assim, um aspecto geral das possíveis anomalias presentes.

Por ser um exame pouco proibitivo, são poucos os casos no qual o paciente torna-se incapaz de o realizá-lo. A tarefa pode ser feita sem restrição de idade e, por ser quase inato de um processo invasivo, não há contraindicação correlação ao eletroencefalograma.

Em ocasiões relativas, o aparelho eletrofísico não pode ser usado em pacientes. Os casos se restringem à seborreias extremas, infecções de pele no qual há uma expansão para o couro cabeludo e pediculose (piolhos acumulados no cabelo).

Um eletroencefalograma trata-se de um aparelho eletrofísico de monitoramento cerebral. O exame tem como finalidade a detecção de possíveis anomalias cerebrais que o paciente possa ter.

A efetuação do exame é desprovida de uma realização de amadurecimento individual, pois as atividades elétricas cerebrais podem ser detectadas desde o estado recém-nascido até quando o indivíduo alcançar a maioridade.

O paciente deve buscar a realização do exame em casos de suspeita de epilepsia (ou caso a doença tenha se mostrado mais avançada), doenças neurológicas e degenerativas, em casos de problemas rítmicos fisiológicos, confusões mentais e em casos de doenças psiquiátricas.

O eletroencefalograma pode ser usado também em casos de enxaqueca, desmaios e na detecção de tumores cerebrais.

Em que casos deve-se aplicar o Eletroencefalograma?

Como é realizado o exame?

No exame de EEG (Eletroencefalograma) são analisadas atividades elétricas no qual o cérebro realiza de forma espontânea.

Partes essenciais do exame são monitoradas enquanto o paciente está em estado de vigília, isto é, enquanto o paciente está acordado, porém, em largos casos, os estudos também são levantados enquanto ele está em estado de sono.

O exame é realizado a partir da instalação de eletrodoseletrodos que são colocados na cabeça penetrando até o couro cabeludo do paciente.

Desta forma, os eletrodos conseguem captar e monitorar os impulsos cerebrais, fornecendo assim, um aspecto geral das possíveis anomalias presentes.

Os tipos de Eletroencefalogramas que realizamos

Tendo como prioridade a apuração neural através de impulsos elétricos, os exames de eletroencefalogramas podem ser variados e com diferentes propósitos para diferentes tratamentos que o paciente exigir.

A companhia realiza diversos tipos de exames de EEG conforme a necessidade dos pacientes.

Sobre estes, existem os exames:

  • Eletrocardiograma (ECG);

  • Eletroencefalograma (EEG);

  • Eletroencefalograma em Vigília S/ Foto;

  • Eletroencefalograma em Sono/Vigílias;

  • Eletroencefalograma com Mapeamento Cerebral;

  • Eletroencefalograma com Foto Estimulo;

  • Eletroencefalograma Hiperventilação.

Eletrocardiograma (ECG)

Assim como exames de Eletroencefalograma (EEG), os exames de Eletrocardiograma (ECG) buscam através de um aparelho eletrofísico monitorar anomalias corporais, contudo, os ECG são realizados tendo em vista problemas cardiovasculares e visam monitorar o coração do indivíduo.

Neste caso, os eletrodos são sobrepostos sobre o peito do paciente em prol de uma melhor captação de atividades elétricas espontâneas.

Neste processo, é validado o ritmo e batimentos do coração, portanto o objetivo desse exame é buscar registros sobre a determinada doença cardiovascular que o paciente possui.

Entre elas:

  • Aumento de cavidades cardíacas;

  • Possíveis infartos;

  • Hipertrofia das câmaras cardíacas.

Eletroencefalograma em Vigília S/ Foto

Nos casos de Eletroencefalograma em Vigília sem Foto, o exame tem como finalidade o mesmo que o realizado no Eletroencefalograma (EEG)
- buscando medir atividades elétricas cerebrais - porém, neste processo não há estímulo de luz (ao contrário do ocorrido com outros exames de eletroencefalograma).

O processo do Eletroencefalograma em Vigília sem Foto é feito enquanto o paciente está acordado. Os eletrodos são colocados no couro cabeludo do paciente e o exame não é invasivo.

Eletroencefalograma em Sono/Vigílias

No exame de Eletroencefalograma em Sono/Vigílias (também conhecido como Eletroencefalograma com privação de sono ou EEG em vigília e sono) são analisados os impulsos elétricos cerebrais do paciente.

Não é aconselhado ao paciente dormir uma noite antes deste exame, porque é necessário que esteja sonolento durante o Eletroencefalograma em Sono/Vigílias. O exame é dividido em duas etapas, visando analisar o comportamento cerebral enquanto o paciente está acordado em vigília e enquanto está dormindo. O exame tende a durar um período de uma noite de sono de 8 à 12 horas para uma melhor captação de informações.

Os EEG em vigília e sono são fundamentais para ter-se noção sobre a saúde do sono do paciente. Durante o monitoramento, é possível detectar apneia do sono, insônia ou narcolepsia. Os exames de EEG também podem monitorar convulsões.

Eletroencefalograma no Processo de Vigílias:

Nesta etapa, é feito um monitoramento neural enquanto o paciente está acordado. O indivíduo estar acordado é fundamental para que o exame ocorra corretamente, pois de acordo com as recomendações dadas pelo médico, será necessário que o paciente exerça algumas tarefas simples. Tudo de modo o qual, o resultado do exame seja o mais exato possível.

Eletroencefalograma no Processo de Sono:

Nesta etapa, é feito um monitoramento neural enquanto o paciente está acordado. O indivíduo estar inconsciente é fundamental para que o exame ocorra corretamente, pois neste momento será estudado a saúde do sono do paciente. Para isso, é de extrema necessidade que o indivíduo durma no hospital. Pois o objetivo é monitorar o máximo possível dos impulsos elétricos que o cérebro produz.


Eletroencefalograma com Mapeamento Cerebral

Nos exames de eletroencefalograma, o paciente é conduzido a um tratamento neural feito por eletrodos posicionados em seu couro cabeludo, sendo capazes de captar anomalias cerebrais por meio de impulsos realizados pelo cérebro.

Além do exame no qual o paciente permanece conectado ao aparelho, o que difere o Eletroencefalograma com Mapeamento Cerebral do EEG convencional, é a possibilidade de averiguar um mapa do cérebro do paciente.

Com o Mapeamento Cerebral, é possível investigar espaços com atividades elétricas mais acentuadas e espaços com atividades elétricas menos acentuadas na região do cérebro.

Eletroencefalograma Com Foto Estimulo

Os exames de Eletroencefalograma com Foto Estimulo tem como função o analise do comportamento cerebral, por meio de um estudo neural, realizado por um aparelho eletrofísico que monitora as funções cerebrais.

O processo do Eletroencefalograma Com Foto Estimulo, assim como o Eletroencefalograma em Vigília S/ Foto, é realizado enquanto o paciente está acordado, contudo o paciente é colocado rente a uma fotoestimulação intermitente. Fazendo com que, seja estudado alterações e sensibilidades no comportamento do cérebro.

Eletroencefalograma Hiperventilação

O exame do Eletroencefalograma de Hiperventilação é realizado diferente dos demais exames de EEG. De modo o qual, é necessário que o paciente faça uma respiração profunda e rápida por cerca de 2 à 3 minutos. Logo, é necessário que o paciente realize um processo de hiperventilação.

O processo do Eletroencefalograma de Hiperventilação visa facilitar a apuração de possíveis complicações no exame de EEG.

O que é necessário para realizar o exame?

Para realizar o exame, é necessário que o paciente:

  • Lave a cabeça um dia antes da realização do exame com shampoo neutro (que não contenha condicionador) ou sabão de coco;

  • Caso o cabelo for comprido, pode passar condicionador nas pontas;

  • Venha bem alimentado, em determinados casos, descansado e sem sono;

  • Leve uma toalha de rosto e um pente;

  • Leve os seguintes documentos: identidade/ CPF e exames anteriores;

  • 12 anos é a idade mínima na qual realizamos o exame;

  • Menores de idade devem levar acompanhantes maiores de 18 anos.

Os exames não serão realizados em casos de:

  • Com prótese capilar (deverá retirar a prótese antes do exame);

  • Se estiver aplicado tintura no cabelo em menos de 7 dias;

  • Se estiver com curativo (pós operação no crânio).

Os dados são visíveis pelo mapa onde determinadas regiões terão cores mais enfáticas demonstrando claramente os resultados do exame.

Sendo possível detectar, no Eletroencefalograma de Hiperventilação, anomalias cerebrais como epilepsias ou alcalose respiratória.

A Central Life é uma Clínica Médica com o objetivo de criar intermediações através do agendamento de consultas médicas e exames. Entre os exames, realizamos diversos tipos de Eletroencefalograma:

  • Eletroencefalograma (EEG);

  • Eletrocardiograma (ECG);

  • Eletroencefalograma em Vigília S/ Foto;

  • Eletroencefalograma em Sono/Vigílias;

  • Eletroencefalograma com Mapeamento Cerebral;

  • Eletroencefalograma com Foto Estimulo;

  • Eletroencefalograma Hiperventilação.

Você se interessou?

Entre em contato:

celular: (11) 2755-0555
telefone: (11) 2755-0555

Siga Nossas Redes Sociais