SIGNIFICADO DAS CORES DOS MESES NA SAÚDE
Dentre o calendário anual de datas, as campanhas dos Meses Coloridos tornaram-se frequentes e de supra necessidade para conscientizar e discutir pautas a respeito da saúde e prevenção de doenças. Confira abaixo sua importância e o significado das cores dos meses na saúde.
Sobre os Meses Coloridos
No calendário de datas comemorativas, existem campanhas que a área da saúde se une a empresas e organizações para conscientizar o máximo de pessoas possíveis sobre os temas abordados através de Meses Coloridos.
Para cada mês temos um tema colorido que, de uma maneira lúdica, consciencializa campanhas de prevenção de doenças como câncer, transtornos mentais, doações de sangue e doações de órgãos.
O Janeiro Branco tem como finalidade conscientizar sobre o cuidado com a Saúde Mental e a importância de buscar apoio psicoterapêutico.
O movimento luta pela visibilidade e pela importância que o equilíbrio mental necessita emaranhado ao corpo social do Brasil.
O Janeiro Branco busca quebrar tabus e manifestar diferentes filosofias a respeito da importância da vida, orientando sobre a correlação do indivíduo, sua saúde mental e o mundo ao redor.
Janeiro Branco
Fevereiro Roxo
No mês de fevereiro, as pessoas são conscientizadas a respeito da fibromialgia, endometriose e doença de Alzheimer. Portanto, o mês se doa em favor da visibilidade de Doenças Crônicas como a leucemia, doenças de origem neurológicas e a importância da doação de medula ósseas.
No ano de 2014 em Minas Gerais, o lema do Fevereiro Roxo foi criado junto à campanha homônima:
“Se não houver cura, que ao menos haja conforto”.
Mesmo que sem cura, muitas das doenças contém tratamentos e formas de retardar e controlar sintomas.
Março Azul-Marinho
Março é o mês dedicado à luta ao Câncer Colorretal ou Câncer de Colo de Útero.
A campanha aponta a importância de diagnosticar e prevenir a doença o quanto antes, tendo como finalidade o início do tratamento e aumentar as chances de cura, pois é o terceiro câncer mais comum no Brasil.
Apenas atrás do câncer de pele e o câncer de mama, o câncer colorretal é a doença que mais aflige a população, com cerca de 41 mil novos casos por ano.
Abril Verde (Abril Azul)
O Abril Verde é um mês em que os setores de Rh e as CIPAS de diversas empresas se empenham em promover eventos internos para garantir que os trabalhadores cumpram as diretrizes de segurança e entendam a importância da Saúde e Segurança no Trabalho.
O dia 02 de abril também é conhecido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por tal razão, o mês de abril também contém a versão: Abril Azul, voltada ao debate sobre o autismo.
Maio Amarelo (Maio Vermelho e Maio Cinza)
A campanha do Maio Amarelo serve para conscientização sobre a Conduta no Trânsito, que devemos ser conscientes sobre as nossas atitudes no trânsito para evitar acidentes e promover uma melhor relação entre motorista, motociclista, ciclista e pedestre.
A outra versão, Maio Vermelho, visa conscientizar sobre o Câncer Bucal ou Câncer de Boca, doença mais comum entre homens acima dos 40 anos de idade.
Na maioria dos casos, a doença é descoberta em estágios avançados.
O Maio Cinza refere-se ao Câncer Cerebral. A campanha alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer cerebral e sua importância, além da luta contra o câncer maligno que impregna-se no cérebro.
Junho Vermelho (Junho Laranja)
A campanha do Junho Vermelho faz menção sobre a importância da Doação de Sangue, pois dia 14 de junho (14/06) é o “Dia Mundial do Doador de Sangue”.
Há, também, uma associação à cor laranja, pois o sangue está relacionado: a Anemia e a Leucemia. Logo, o mês dedica-se a informar a respeito da saúde sanguínea e prevenção de doenças relacionadas ao sangue.
Julho Amarelo (Julho Verde)
Julho Amarelo é de supra necessidade, pois essa campanha tem o objetivo de conscientizar e informar a respeito das Inflamações no Fígado, dos quais são geradas a partir de uma série de fatores correlacionadas, ou não, ao abuso de substâncias.
Essas inflamações são causadas por vírus e bactérias, além do uso abusivo de substâncias como drogas e medicamentos.
Julho Amarelo também alerta sobre o Câncer nos Ossos e as Hepatites Virais. O mês de julho pode estar associado também à cor verde.
O Julho Verde refere-se ao Câncer de Cabeça e ao Câncer de Pescoço, que incluem os tumores de faringe, laringe, lábios, cavidade oral, cavidade nasal e tireoide.
Agosto Dourado (Agosto Laranja e Agosto Verde-Claro)
O Agosto Dourado faz menção à importância do Aleitamento Materno, isto porque nos primeiros sete dias de agosto situa-se representada mundialmente a Semana da Amamentação.
Outras variações de agosto são: Laranja e o Verde-Claro.
O Agosto Laranja informa sobre a Esclerose Múltipla, a doença autoimune que mais afeta jovens adultos no mundo inteiro. A Esclerose Múltipla refere-se a problemas na comunicação entre o cérebro e o corpo do indivíduo, gerados por lesões nos nervos.
O Agosto Verde-Claro representa o combate ao Linfoma, um câncer que prolifera-se e afeta os linfócitos. Os linfócitos protegem o organismo, sendo capazes de prevenir possíveis infecções no corpo humano.
Setembro Vermelho (Setembro Verde, Setembro Amarelo e Setembro Dourado)
Setembro Vermelho conscientiza sobre a Saúde do Coração, além do que, as doenças cardiovasculares representam a maior causa de mortes no Brasil e no mundo. Dia 29 de setembro tornou-se o Dia Mundial do Coração, para informar sobre as prevenções e os riscos das doenças cardiovasculares.
Setembro informa, trata e conscientiza sobre outras doenças que afetam o âmbito social do Brasil e, recorrentemente, o mundo. O Setembro Verde dá voz à Doação de Órgãos e à prevenção do Câncer no Intestino.
O Setembro Amarela, visa conscientizar sobre a Prevenção ao Suicídio. Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade que, se não tratadas, podem levar a tentativas de autocídio.
O mês de Setembro, em sua versão Amarela ou Dourada, aborda o Câncer Infantojuvenil. Visando um alerta social aos sintomas de doenças cancerígenas em crianças ou adolescentes.
Outubro Rosa
O famoso “Outubro Rosa”, é o mês dedicado à conscientização e Prevenção do Câncer de Mama.
O câncer de mama é a doença cancerígena mais comum entre as mulheres no mundo.
Foi uma das primeiras campanhas de saúde criadas nos Estados Unidos, na década de 1990 e é dedicada à conscientizar e informar sobre o câncer de mama. A campanha alerta sobre: prevenções e a importância do diagnósticos precoce da doença.
Novembro Azul
Voltado para a saúde masculina, o Novembro Azul é dedicado ao combate e à conscientização do Câncer de Próstata, câncer mais comum entre os homens.
A campanha do Novembro Azul também percorre sobre a importância da realização do exame precoce aos homens, visto que, é a segunda doença mais comum dentre o sexo masculino, atrás do câncer de pele não melanoma.
A cor Azul também contempla uma doença crônica muito frequente: o diabetes, cujo Dia Mundial do Diabetes é 14 de novembro.
Quando o verão chega, ficamos tão animados que esquecemos que esta é a época na qual mais se registra casos de Câncer de Pele, e este é o câncer mais comum entre os brasileiros. O “Laranja” do mês conscientiza sobre o combate ao câncer de pele.
Outra versão do mês, o “Dezembro Vermelho”, aproveita que o primeiro dia do mês é o Dia Mundial do Combate à Aids para lembrar a todos da importância de se prevenir. A campanha dedica-se à Prevenção do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Importância dos Calendário da Saúde
Saber sobre os meses coloridos e qual a sua importância no calendário da saúde é uma maneira de se engajar na prevenção de diversas doenças.
Cuidar da sua saúde é algo que deve ser feito sempre, tanto por meio da prevenção como do tratamento de quaisquer problemas.
Compartilhe com seus amigos e familiares para aumentar ainda mais a conscientização sobre as datas!
A escolha do mês de janeiro pela campanha, Janeiro Branco, está associada a grade de meses do ano. Janeiro, por ser o primeiro mês dentre os 12, influencia o indivíduo a refletir, pensar sobre si e entender os próprios sentimentos.
A leucemia opera na medula óssea, acumulando células doentes que interferem nas células sanguíneas comuns. Existem mais de 12 tipos diferentes e a única forma de cura é a partir da doação de medula óssea, dentre os quais, uma a cada mil é compatível com o paciente.
Para evitar a doenças, é necessário que o indivíduo realize hábitos saudáveis. Apesar de ser mais comum na faxa etária dos 50 anos, é importante ter em mente que os fatores de riscos estão associados com o sedentarismo e com uma alimentação não equilibrada.
O mês de abril foi escolhido decorrente de um acidente de trabalho nos Estados Unidos, na cidade de Farmington, localizado no estado da Virgínia. No dia 28 de abril de 1969 ocorreu uma explosão em uma mina estadunidense no qual levou à morte de 78 trabalhadores. No ano de 2003 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) criou o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.
Criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é uma a cada 160 crianças. O autismo pode ser perceptível em uma crianças desde os primeiros anos de vida e um diagnóstico profissional poderá ser realizado na faixa etária dos 4 à 5 anos.
A campanha que estimula o ato solidário de doar sangue presa pela melhora no tratamento de problemas sanguíneos. Uma doação já é capaz de salvar quatro vidas.
Compartilhe com seus amigos e familiares para aumentar ainda mais a conscientização sobre as datas e saiba quais são cores e o significado de cada mês do ano.
Confira abaixo.