ELETROCARDIOGRAMA: COMO O APARELHO AJUDA A TER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL?

Você sabia que um exame de Eletrocardiograma pode ser essencial para a sua saúde, principalmente se você pratica exercícios físicos?

10/24/20234 min read

Você sabia que um exame de Eletrocardiograma pode ser essencial para a sua saúde?

O aparelho detecta o batimento cardíaco e é fundamental para diagnosticar doenças cardiovasculares como alterações no coração e arritmias. Sendo assim, o procedimento torna-se indispensável para quem pretende ingressar em práticas esportivas.

O exame de Eletrocardiograma (ECG) é simples e rápido, durando um tempo em média de 5 a 10 minutos, sem apresentar perigo algum.

Além de não apresentar risco, o exame é indispensável para o cuidado e a saúde cardíaca do paciente.

Por isso, caso o exame lhe interesse, ou caso você queira entender melhor o seu funcionamento, fique conosco e confira abaixo sua importância e onde realizá-lo, a fim de obter uma vida mais saudável!

O QUE É UM ELETROCARDIOGRAMA?

O eletrocardiograma é um aparelho que avalia o número de batimentos por minuto (bpm) e o ritmo do coração, sendo por meio dele possível identificar diversos problemas cardíacos que o paciente possa ter.

Por exemplo:

  • Aumento de cavidades cardíacas;

  • Possíveis infartos;

  • Hipertrofia das câmaras cardíacas;

  • Arritmias;

  • Angina;

  • Isquemias cardíacas.

Por meio do exame de eletrocardiograma, também é possível avaliar o andamento e os resultados que os remédios para arritmia estão surtindo no paciente.

O exame é indolor e não é invasivo, portanto torna-se prático e rápido. Sendo uma prática vital para com a saúde do coração.

COMO É REALIZADO O EXAME?

Para realizar o procedimento, é necessário que o paciente remova acessórios do corpo, como jóias no pescoço, braços ou pulso, e remova a parte superior das vestes. Por isso, é preciso que mulheres levem um top e uma camisa.

Após a passagem de um gel, o profissional da saúde irá posicionar eletrodos sobre o peito, tornozelos e punhos do paciente em prol de uma melhor captação de atividades elétricas espontâneas.

Durante o procedimento, os eletrodos são utilizados para medir os impulsos elétricos do coração e as atividades são registradas graficamente.

Tudo é realizado de forma rápida e indolor, podendo durar até 10 minutos.

Sendo indispensável para pessoas com aparelhos no coração, como um ressincronizador cardíaco, o eletrocardiograma tem um procedimento próprio.

O gráfico é impresso de modo que o profissional da saúde consiga identificar a doença cardíaca que o paciente possa possuir.

O ECG É RECOMENDADO PARA QUEM?

Caso o paciente pratique atividades esportivas, é recomendado que o exame seja feito como rotina antes das atividades físicas.

Em suspeita de doenças cardiovasculares, o procedimento também é recomendado.

Para monitoramento pessoal, os exames de ECG devem ser realizados em pessoas com dispositivos cardíacos, como marca-passo e ressincronizador cardíaco.

Mulheres com mais de 50 anos e homens com mais de 40 anos devem realizar o exame, no mínimo, uma vez por ano.

Além disso, o exame precoce é fundamental para acompanhar outras condições de saúde, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, além de ser indicado para pessoas com histórico de doenças cardíacas na família.

EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES NO EXAME DE ECG?

Não existe contraindicação no exame de ECG. O processo é rápido e indolor.

Porém o ECG ele não poderá ser realizado caso o paciente:

  • Fume no dia do exame;

  • Caso o paciente pratique exercícios físico antes do ECG;

  • Caso o paciente não depile os pelos do peito (se estiver com alta quantidade).

Se houver quaisquer complicações durante o procedimento, o resultado poderá vir alterado.

QUAL É A DIFERENÇA DO ECG PARA O EEG?

O procedimento do Eletrocardiograma (ECG) é semelhante ao Eletroencefalograma (EEG), visto que ambos analisam anomalias corporais através de um aparelho eletrofísico.

Para isto, os aparelhos estudam as atividades elétricas que ocorrem de forma espontânea no corpo do indivíduo.

Contudo, o Eletrocardiograma realiza o monitoramento de possíveis problemas cardiovasculares e visa monitorar o funcionamento do coração, diferente dos exames de Eletroencefalograma que monitoram o comportamento neurológico e estuda às atividades do cérebro.

Realize o exame em um lugar que se preocupa com sua saúde.

Com a Central Life você realiza tudo em um único lugar para a sua Medicina Ocupacional!

VOCÊ SE INTERESSOU?

Siga Nossas Redes Sociais