AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL: POSSO INICIAR MINHA JORNADA DE TRABALHO SEM REALIZAR A AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL?
A Avaliação Psicossocial, percorre sobre uma lógica de melhora nas demandas de segurança e saúde mental dos colaboradores da empresa em ambientes de trabalho.
10/31/20236 min read
A Avaliação Psicossocial, trata-se de um exame realizado por um profissional da área da saúde mental, como psicólogo ou psiquiatra.
O exame relaciona-se a uma série de perguntas de autoavaliação, das quais são analisados o bem-estar e a saúde do paciente.
O propósito do exame é uma análise minuciosa sobre o comportamento emocional do trabalhador, a fim de ajudá-lo com estresses e problemas gerados no ambiente de trabalho.
O objetivo dessa avaliação é compreender o controle emocional e a capacidade de resolver estresses e obstáculos em ambientes de trabalho.
O QUE É ANALISADO DURANTE O EXAME?
Durante a Avaliação Psicossocial é mapeado a saúde mental do colaborador.
Para realizar o mapeamento, são analisados:
Atenção;
Memória;
Raciocínio;
Distúrbios do sono;
Adaptação às normas e aos procedimentos da empresa.
Nesta Avaliação, analisamos as características comportamentais e perfil psicológico dos seus colaboradores, identificando se existe algo que apresente risco para a sua vida, ajudando a reduzir acidentes, incluindo acidentes fatais.
COMO É REALIZADA A AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL?
A Avaliação Psicossocial é feita por meio de uma avaliação psicológica e um questionário que tem como objetivo a apuração individual e organizacional da saúde e bem-estar do trabalhador (colaborador).
No exame serão analisados os comportamentos, a psicopatologia e a cognição do sujeito. Esse processo rede o estudo psicossocial do colaborador.
PALOGRÁFICO:
Durante a avaliação, alguns recursos podem ser optados na hora de analisar o comportamento psicossocial do colaborador.
PROCEDIMENTOS COMUNS DA AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL:
Entre os procedimentos adotados, os mais comuns são:
O Teste Palográfico, trata-se de uma análise no qual é avaliado a escrita do colaborador. Neste teste, é possível identificar o nível de organização, o quão detalhista é o sujeito e a sua personalidade. O teste não reprova candidatos.
Os recursos não causam danos ao paciente. São avaliações não invasivas e indolor.
EsAvl:
A Escala de Avaliação da Impulsividade (EsAvl), é indispensável em uma Avaliação Psicossocial. O EsAvl avalia o construto da impulsividade. Neste exame, diversos transtornos podem ser acompanhados, como hiperatividade, abuso de substâncias, comportamentos violentos, comportamentos antissociais e déficit de atenção.
BGFM-1:
A Coleção BGFM-1 é dividida em três fases, o TEDIF-1, o TEDIF-2 e o TEDIF-3. Neste processo, é estudado a atenção difusa complexa e a atenção difusa. O teste é normalmente individual e em média são cronometrados 4 minutos para cada teste.
BPA:
A Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA), visa um estudo sobre a atenção e as capacidades gerais do indivíduo. Com essa análise, é possível acompanhar casos de TDAH, Transtornos de Humor e o estímulo do colaborador em um ambiente social, de maneira adequada.
EPR:
Escala dos Pilares da Resiliência (EPR), identifica características que definem uma conduta resiliente. O EPR, tem um objetivo ligado ao comportamento psicossocial do indivíduo diante de obstáculos. A avaliação pode ser feita em coletivo, visto que só é preciso responder a um livro de questões, que serão futuramente analisadas pelo profissional da área.
TEPIC-M:
O Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M) tem como objetivo avaliar a memória e a capacidade do indivíduo de recuperar informações, normalmente em um período curto. Para fazer essa avaliação, são utilizadas figuras das quais o colaborador anotará o máximo de desenhos e informações que se recordará.
EBADEP:
A Escala Baptista de Depressão (EBADEP), como o nome sugere, analisa a sintomatologia depressiva do colaborador. Neste processo, é avaliada a intensidade da depressão em que, adolescentes e adultos, se encontram. A escala depressiva, é medida como: entre 0 e 5 é considerado não depressivo, entre 6 e 10 é considerado depressão leve e entre 11 e 15 é considerado depressão severa.
EVENT:
A Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT), sugere uma análise quanto a vida cotidiana do indivíduo pode ser afetada pelo trabalho. Para isto, durante o teste, são apresentadas situações do ambiente de trabalho, das quais o sujeito deverá analisar o quanto cada uma das situações o incomoda. A avaliação pode ser feita em coletivo.
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL:
Tendo em vista os procedimentos adotados, a Avaliação Psicossocial, tem como objetivo um auxílio ao colaborador que deseja um equilíbrio em sua jornada de trabalho. A negligência ao não realizar essa avaliação, torna-se irresponsável por parte da empresa e pode prejudicar seus funcionários.
A empresa que realiza a Avaliação Psicossocial não está sujeita a multas e problemas fiscais (sobre a falta de compromisso ao não fazer a consultoria), além do que, o investimento na saúde mental dos colaboradores tende a melhorar suas condições de trabalho.
Entre as vantagens de realizar a Avaliação Psicossocial, pode-se destacar a diminuição da rotatividade no trabalho, redução de afastamentos no trabalho e cuidado com a saúde mental do colaborador.
Ademais, com o acompanhamento psicossocial, o número de acidentes no trabalho, muitas vezes gerados por estresses, descuidos ou negligências, tendem a diminuir. Logo, a avaliação traz inúmeros benefícios para os colaboradores e a empresa que os compõe.
POSSO INICIAR MINHA JORNADA DE TRABALHO SEM REALIZAR A AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL?
Os exames admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e exames demissionais são acompanhados pela Avaliação Psicossocial, conforme regulamentação realizada pelo Conselho Federal de Psicologia junto à Secretaria do Trabalho.
A Avaliação Psicossocial se faz obrigatória nas seguintes funções:
NR-10: atividades que envolvam instalação elétrica e eletricidade;
NR-11: trabalhadores que realizam transporte, armazenamento e manuseio de materiais e cargas;
NR-20: integrantes que exerçam qualquer trabalho que envolva o manuseio ou contato (direto ou indireto) com materiais inflamáveis e combustíveis;
NR-33: Trabalho em áreas confinadas;
NR-34: trabalhadores em indústria de construção, reparação e desmonte naval.enriquecimento de oxigênio;
NR-35: atividades realizadas em qualquer ambiente com diferença superior a 2,0 metros do nível da superfície de referência.
QUEM RECORRE A AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL?
Nesses cargos, a avaliação torna-se obrigatória, porque seu propósito é o auxílio aos trabalhadores. Portanto, os funcionários que encontram-se em ambientes confinados ou em alturas elevadas durante toda sua jornada de trabalho, lhes é exigido o acompanhamento psicossocial.
A empresa que não realizar a Avaliação Psicossocial, nessas condições, poderá ser multada, tendo o funcionário direito a indenização e a empresa terá penalidades previstas pelo Ministério do Trabalho.
A tarefa de recorrer a Avaliação Psicossocial, caso o funcionário encontre-se entre o NR-10, NR-11, NR-20, NR-33, NR-34 e NR-35 (no qual é exigido o exame), não cabe ao colaborador.
A indicação do exame deve partir do médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da empresa.
Após a fazedura da avaliação, um laudo será entregue ao médico ocupacional, responsável pela medicina do trabalho, que irá realizar uma análise, junto a demais resultados de exames, e irá apontar se o colaborador está apto ou não para realizar a função.
Realize o exame em um lugar que se preocupa com sua saúde.
Com a Central Life você realiza tudo em um único lugar para a sua Medicina Ocupacional!
VOCÊ SE INTERESSOU?